sábado, 20 de novembro de 2010

Os repiniques repicam no horizonte

Dedico esse post a uma das grandes paixões deste blogueiro: o entrudo, a festa de ísis, o culto a Bacco, os festejos de Momo, ou simplesmente o Carnaval. Escolho precisamente esse momento, um final de novembro, pois cairam nos meus ouvidos as versões "oficiais" dos Sambas Enredo lá do Grupo Especial do RJ para 2011. Como pra muita gente isso representa o ponta-pé inicial do próximo carnaval, faço questão de dividir com os amigos que por aqui passam uma provinha desse material, com algumas considerações deste vivente que vos escreve.
Pra quem gosta de samba, A hora é essa!!!



O disco, assim como no ano passado, foi gravado num estilo ao vivo, com as próprias comunidades das escolas fazendo o coro das músicas. A novidade ficou nos finais de cada faixa, quando cada intérprete anuncia o próximo parceiro (no finzinho do samba da Beija-Flor, Neguinho diz "Alô Tinga, solta o bixo", por exemplo).
Eis os dito cujos:

01 - Tijuca - "Esta Noite Levarei sua Alma" Por - Bruno Ribas
"É o boom! Quem não viu? A casa caiu /Com a bomba na mão o vilão explodiu /O plano de fuga é jogo de cena /"Um deus nos acuda"... Agita o cinema/"
Ouvido nesse aqui!

02 - Grande Rio - "Y-Jurerê Mirim - A Encantadora Ilha das Bruxas (Um conto de Cascaes)" Por - Wantuir
"Eu também sou carijó /É bendito o meu lugar /Rezei forte... nesse chão /Sai pra lá assombração / Já peguei meu patuá"

03 - Beija-Flor - "Roberto Carlos: a Simplicidade do Rei" - Por - Neguinho da BF
"Na fé com o meu Rei seguindo /Outra vez estou aqui vivendo esse momento lindo /De todas as Marias vêm as bênçãos lá do céu /Do samba faço oração, poema, emoção!"
Talvez o desfile mais esperado de 2011. O samba deve ser o mais tocado no período pré-carnaval e, certamente, ganhar destaque da tia Globeleza.

04 - Vila - "Mitos e Histórias Entrelaçados pelos Fios de Cabelo" - Por - Tinga
"Sansão, forte, se apaixonou /O corte enfim revelou Dalila /Trança a paixão, o nobre fiel /Às lágrimas viu Rapunzel mais linda"
Um enredo bem típico da Rosa Magalhães, só ela mesmo pra construir um desfile de 80 minutos, 6 alegorias, trocentas alas e tudo mais, falando de...cabelo!!! (rsrsrs)

05 - Sagueiro - "Salgueiro Apresenta: o Rio no Cinema" - Por - Quinho, Leonardo Bessa & Serginho do Porto
"Em um simples instante /Orfeu vence as dores em som dissonante /E as cordas do seu violão /Silenciam para o amanhecer"

06 - Mangueira - "O Filho Fiel, Sempre Mangueira" - Por - Luizito, Zé Paulo & Ciganerey
"Sonhei que "folhas secas" cobriam meu chão /Pra delírio dessa multidão /Impossível não emocionar /Chorei... Ao voltar para minha raiz /Ao teu lado eu sou mais feliz /Pra sempre vou te amar"
Ouvido nesse também!!!

07 - Mocidade - "Parábola dos Divinos Semeadores" - Por - Nêgo
"Tá todo mundo aí? Levanta a mão /Quem é filho desse chão /Chegou a Mocidade, fazendo a alegria do povo /Meu coração vai disparar de novo"
Refrão levanta-arquibancada, deve sacudir o sambódromo. O verso "Meu coração vai disparar de novo" é uma referência ao samba do ano passado (Meu coração vai disparar, sair pela boca...)

08 - Imperatriz - "Imperatriz adverte: sambar faz bem à saúde!" - Por - Dominguinhos do Estácio
"Eu quero é Sambar! /A cura do corpo e da alma no samba está! /Sou Imperatriz, sou raiz e não posso negar /Se alguém me decifrar /É verde e branco meu DNA!"

09 - Portela - Rio, Azul da Cor do Mar - Por - Gilsinho
"Oi leva mar, oi leva /Leva a jangada numa nova direção /O porto centenário abriu seus braços /Na terra de São Sebastião"

10 - Porto da Pedra - "O Sonho sempre vem pra quem Sonhar..." - Por - Luizinho Andanças
"Um aprendiz de feiticeiro a formular o amor /E a princesa recebeu a flor /A fera foi pra outra dimensão"
Ouvido aqui! O enredo sobre Maria Clara Machado rendeu um ótimo samba.

11 - Ilha - "O Mistério da Vida" - Por - Ito Melodia
"Do alto surgiu diferente /Não sei se é bicho, não sei se é gente? /Somos frutos do mesmo lugar /A árvore da vida vamos preservar"
Super empolgado, só achei a letra fraquinha.

12 - São Clemente - "O Seu, o Meu, o Nosso Rio, Abençoado por Deus e Bonito por Natureza" - Por - Igor Sorriso
"Sou carioca e São Clemente /Irreverente, minha paixão /Meu Rio sua beleza /inspira o mar azul /Canta Zona Sul!"

//////
Aqui o link pra quem quiser baixar: http://www.4shared.com/dir/lCmF60Zn/CARNAVAL_RJ_2011.html
Bom proveito

////

2 comentários:

Rafael disse...

Aee!! Um post aproveitável e, principalmente, não emo! Tinha até esquecido que existia carnaval (mais um sinal claro de que ele ira acabar, de fato, em 2020)... hehehe. Abraço, biba!

mths ávila disse...

Ah pois é! Também escrevo coisas não-emos de vez em quando. rsrsrsrsrs.
Tchê, baixa e ouve pq 2020 tá chegando!!!!
Abraço, anel!

Postar um comentário